Muitos Brasileiros ainda tem o pensamento de que vale mais a pena o dinheiro na poupança para render do que investir em alguma outra plataforma ou ate mesmo aplicar em outro lugar, isso vem de geração em geração. Mas será que vale a pena mesmo deixar na poupança?
Mesmo muitas pessoas confiando ainda na poupança ela tem uma falha que impede do seu dinheiro crescer. Claro que se você não tem intenção em ver seu dinheiro rendendo tudo bem, se quiser apenas deixar la segurando esse valor aplicado mas caso queira ver ele render talvez não seja o lugar certo vamos entender.
Primeiro vamos analisar seu rendimento;
Rendimento
Hoje, o rendimento da poupança é a taxa Selic mais 70% da Taxa Referencial (TR). A taxa atualmente rende 3% ao ano com um TR de 0. A Selic é a taxa básica do Brasil e é uma das ferramentas do governo para controlar a inflação e estimular a economia.
Obviamente, o rendimento da poupança é de 70% da taxa Selic (3%), ou 2,1% ao ano. É isso que vai cair em suas mãos sem a dedução do imposto de renda. Essa é uma renda muito baixa, mas é razoável devido à crise causada pelo coronavírus.
Desvantagens
Você já pode ver as desvantagens de colocar dinheiro na poupança apenas analisando as taxas de juros, mas há outros detalhes que só vão piorar as coisas para você. As economias só são pagas no seu aniversário, ou seja, seus ganhos não entram em sua conta até um mês inteiro a partir da data em que você depositou os fundos.
Se o depósito foi feito no dia 5, você só receberá os ganhos do mês anterior no dia 5 de todos os meses subsequentes. Se você tentar sacar o valor antes disso, perderá toda a renda. A renda que não será perdida vem de renda que fez aniversário nos últimos meses.
Segurança
Além disso, poupar não é o que muitos ainda consideram o investimento mais seguro do Brasil. A garantia está vinculada à situação financeira do banco e ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para garantir que, em caso de insolvência bancária, seja depositado no máximo R$ 250.000 por CPF por instituição financeira.
Existem opções de investimento do tipo poupança que oferecem maior rentabilidade e são igualmente seguras, como Tesouraria Selic e CDB. Para acessar ambos, basta abrir uma conta em uma corretora.
Outra Opção
A tesouraria da Selic é o investimento mais seguro que temos, rendendo a mesma taxa da própria Selic de 3% ao ano. Embora o IOF seja cobrado nos primeiros 30 dias de depósitos, e haja desconto do imposto de renda sobre os lucros, a tesouraria da Selic acaba rendendo mais no longo prazo porque não tem regras de aniversário.
Outra opção para quem quer ganhar dinheiro é o CDB. É necessário ficar atento à data de vencimento desses ativos, pois em alguns casos você só poderá resgatar seu dinheiro na data final, que pode ser daqui a 6 meses ou 3 anos.
Se você está atrás das ofertas de economia de conveniência, mas quer rendimentos maiores, procure CDBs com liquidez diária e tesouraria Selic. Ambos são ótimos investimentos de curto prazo e não exigem muito capital para começar a investir bem o seu dinheiro.
Mas nós da Sobre Investir sempre queremos que você tenha a sua opinião espero que você faça a melhor escolha.