Tesouro Direto é muito atrativo para investidores iniciante!
entenda o porque…
Tesouro Direto é um investimento atraente para os mais conservadores. Nos últimos anos, tem recebido cada vez mais atenção e costuma ser uma “porta de entrada” para quem quer começar a investir. Mas com tantas opções para formar um portfólio, ainda vale a pena em 2021?
Como funciona o tesouro diretamente?
O Tesouro Direto é um título de renda fixa, ou seja, permite que você analise antecipadamente a rentabilidade do investimento, de forma que, ao comprar o título, já consiga prever o valor do investimento no momento do resgate. Basicamente, funciona assim: quando você investe, é como “pedir dinheiro emprestado” ao governo.
Para o efeito, adquire instrumentos de crédito que tenham uma data de vencimento pré-determinada, de forma a que, na data de vencimento, os fundos “emprestados” sejam resgatados e sejam aplicados os juros combinados resultantes.
Vale a pena investir no Tesouro Direto em 2021?
A resposta é: depende da situação. Porque, mesmo que a taxa Selic suba, por conta da queda das taxas de juros e do mercado internacional, os títulos se desvalorizam. Porém, se o planejamento estiver correto, esse tipo de renda fixa ainda é uma boa opção.
Entenda a desvalorização A depreciação do Tesouro Direto em 2021 está relacionada ao valor de mercado. É um “sinal” para ajustar o rendimento da emissão de novos títulos. O objetivo do sistema é igualar o rendimento quando há novos títulos no mercado.
Na prática, funciona assim: por exemplo, você compra um título com rendimento anual de 5% e, em seguida, o governo emite um novo título com rendimento anual de 7%. Considerando o reajuste da taxa Selic, essa taxa fornecida pelo governo pode ocorrer. Portanto, quando novos títulos são oferecidos, seu investimento anterior pode perder valor de mercado. O Tesouro Direto ainda é uma boa forma de investir dinheiro em 2021.
Embora a situação não seja animadora e depreciativa, se os investidores considerarem o longo prazo, eles ainda podem garantir bons retornos por meio do Tesouro Direto. Um método é comprar títulos em momentos distintos, de forma que a taxa média de juros possa compensar possíveis quedas em função da variação da Selic.
Vale a Pena ?
Para quem comprar ativos antes de maio de 2020, se o investidor optar por títulos pré-fixados, o rendimento pode ser maior, pois antes a taxa Selic ainda era de 3,75%. Portanto, quem recebeu o título há mais de um ano terá a maior redução de receita. Para dar mais tranquilidade a quem investiu no Tesouro Direto, vale a pena considerar um exemplo: quem compra títulos públicos para aposentadoria ou outros projetos de longo prazo pode observar que o maior retorno está no período anterior.
Porém, ao se considerar a taxa média de retorno, mesmo que a Selic se desvalorize e varie, a rentabilidade ainda é favorável.
Além disso, vale sempre lembrar que uma carteira diversificada de investimentos é a melhor opção, o que pode impedir que os investidores sejam 100% dominados por um único investimento.