Startup…
Hoje no Brasil o crescimento de Startup aumentou em 300% chegando em R$ 33,5 bilhões multiplicou 3 vezes a mais que no ano de 2020 no mesmo período.
33,5 bilhões de reais: Segundo dados da Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity (ABVCAP), esse é o capital levantado por startups brasileiras apenas nos primeiros nove meses de 2021. Do ponto de vista numérico, o montante de recursos investidos é três vezes o montante de recursos investidos no mesmo período de 2020.
Além do aumento no volume total, mais empresas iniciantes receberam maior investimento. A média do cheque recebido por 226 empresas em 2021 foi de 130,7 milhões de reais. Nos primeiros nove meses de 2020, 147 empresas foram investidas com valor médio de 80,2 milhões de reais. O relatório também traz outros dados sobre o ecossistema brasileiro.
Unicorns, start-ups com valor de mercado de mais de US $ 1 bilhão, não ficaram restritos à Argentina até 2017. Eles começaram a aparecer aqui em 2018: são 7 em um ano (99, iFood, PagSeguro, Nubank, Arco Educação e Ascent). Hoje, dos 34 unicórnios da América Latina, 60% são brasileiros.
Não são apenas os enormes financiamentos que impulsionam o desenvolvimento do ecossistema brasileiro: desde 2016, o Brasil fez 2.061 rodadas de investimentos, das quais 48% se concentraram na obtenção de investimentos menores, de até US $ 1 milhão. Essas rodadas menores geralmente ocorrem em startups em estágio inicial – são responsáveis por gerar rodadas futuras e criar unicórnios em potencial a longo prazo.
As rodadas anteriores de investimento mostraram que startups investidas com confiança e uma base sólida se tornarão unicórnios no futuro. Na plataforma de capital de risco da CapTable-StartSe, a maior plataforma de investimentos do país, mais de 37 milhões de reais foram arrecadados para 23 startups somente neste ano.
Esse investimento tem deixado os brasileiros admirados com tanta velocidade que vem crescendo, e só vai crescer cada vez mais !